Aulas Online

English version

Caros amigos. Após os vídeos “Sort-of-tutorial” que publiquei recentemente, tenho recebido pedidos para realizar aulas online. Conto inciar essa actividade em meados se Setembro. O preço de lançamento para uma sessão de 1 hora é de is 30€ ou 100€ por um conjunto de quatro.

O que proponho oferecer?

  • Aulas de baixo para níveis de iniciação e intermédios – Aprendi a tocar baixo como auto-didacta e mais tarde frequentei e completei o Conservatório (contrabaixo) e actualmente lecciono em academias de música na minha cidade. A minha proposta é proporcionar-vos a minha abordagem ao baixo com base nessas componentes da minha aprendizagem e experiência – técnicas, conhecimento do instrumento, aprender a tirar, tocar e compor linhas de baixo, e complementar com a parte mais formal da Educação Musical, como explicarei mais adiante.
  • Obra de Chris Squire – Se conhecem os meus vídeos no YouTube, saberão o quanto admiro o grande Chris Squire, que, apesar de ter partido tão cedo, é e sempre será a minha grande influência musical. O estudo que realizei da sua obra durante mais de 25 anos é a maior contribuição que tive para a minha evolução como baixista. Gostaria de partilhar também convosco esta experiência, esperando que também vos ajude a progredir no baixo e, caso sejam também fans do Chris, que assim possam sentir-se mais perto de sua música.

Teoria e exercícios

  • Sendo graduado no conservatório “clássico”, posso complementar a vossa aprendizagem em noções de formação musical, caso precisem ou desejem – leitura, armação de clave, tonalidades, compassos, escalas, modos, harmonia, análise, etc… e, sobretudo, incorporar esse conhecimento na prática do instrumento.
  • Caso estejam interessados em ritmos irregulares, muito em voga no rock progressivo, os meus conhecimentos de música tradicional Búlgara poderão ajudar, pois esta usa uma variedade de métricas que são uma mais-valia na aprendizagem e podem ser aplicados a todo o estilo musical.
  • O Treino auditivo é para mim uma ferramenta extremamente improtante. É uma prática a que dou prioridade com o objectivo de reconhecer melodias, intervalos, acordes e, especificamente, tirar linhas de baixo de ouvido, que é como eu o faço.

Equipamento, acessórios, tecnologia

Posse aconselhar-vos em vários aspectos tais como efeitos, parâmetros dos amplificadores, cordas, manutenção e setup do baixo. Igualmente posso partilhar a minha experiência com software para gravação das vossas músicas, produção áudio e vídeo.

Quais não são as minhas especialidades ?

Slap/funk não são da minha especialidade – não creio que seja a pessoa indicada para essas variantes. Nem técnicas de tapping ou “shredding” ultra rápidos – com certeza que haverá tutores bem mais qualificados. Isto embora eu aprecie todos os estilos de música. Sou basicamente um baixista rock. Em termos de jazz, posso fornecer algumas noções aplicadas ao baixo tais como construir um walking bass or tocar e improvisar sobre um standard.

Checklist para as aulas

  • O vosso equipamento de baixo
  • Computador com o Skype e um sistema headset
  • Boa ligação à internet. Antes da primeira aula faremos um teste para verificar a qualidade da comunicação (sem encargos)
  • Conta PayPal
  • Esta lista poderá crescer, de acordo com os objectivos traçados.
  • Enviarei previamente um questionário para conhecer as vossas aptidões musicais e interesses  de modo a ganhar tempo e preparar o vosso programa personalizado, com o vosso acordo

Trabalho de casa

O tempo entre aulas pode e deve ser aproveitado para progredir, potenciando o aproveitamento das aulas. Comprometo-me a atribuir tarefas para realizarem nesse espaço e estar a vossa disposição via email para ajudar em qualquer questão que surja.

 

Fico a aguardar o vosso feedback acerca deste projecto, quer estejam interessados em ter aulas ou partilhar a vossa experiência como alunos ou tutores online, nos comentário desta página ou por email.

Fiquem atentos também a mais notícias.

Muito obrigado!

Miguel